O Prémio TECNICELPA (melhor comunicação oral) nesta edição foi atribuído ao tema “Produção de prebióticos a partir de pasta kraft branqueada de Eucalyptus globulus”, um dos trabalhos em desenvolvimento no projeto inpactus. Da equipa fazem parte investigadores do Instituto Superior Técnico e do RAIZ que, desde 2018, têm trabalhado em novas aplicações de elevado valor para a pasta branqueada de eucalipto, tendo já submetido um pedido provisório de patente sobre o processo de produção destes derivados de hemiceluloses da pasta branqueada de eucalipto, os prebióticos, utilizados em nutracêutica A qualidade técnica do trabalho, a abordagem inovadora, bem como a apresentação apelativa e clara, foram decisivos na atribuição do prémio TECNICELPA a esta comunicação oral.
O prémio de melhor Poster foi atribuído ao trabalho “Avaliação de celulose cationizada como aditivo na produção de papel”, da Universidade de Coimbra e RAIZ, também no âmbito do projeto inpactus, em que se descreve o processo de modificação química da celulose e a comparação do seu desempenho face a aditivos comerciais incorporados no fabrico do papel.
Destacamos ainda a menção honrosa para a comunicação oral apresentada sobre a plataforma e-globulus, uma ferramenta pioneira na transferência de conhecimento em silvicultura do eucalipto e de apoio à gestão silvícola caso-a-caso cujo desenvolvimento pelo RAIZ foi financiado pelo SIAC do Portugal 2020.
Também destacado com uma menção honrosa, neste caso para melhor poster, foi o trabalho sobre a implementação de dois pilotos para demonstração de utilização de resíduos do processo de produção de pasta em materiais de construção, em Aveiro no âmbito do projeto Europeu Paperchain, com a descrição dos desafios e lições aprendidas.
O RAIZ e os seus parceiros estão de parabéns pelos Prémios TECNICELPA na XXV Conferência Internacional da Floresta, Pasta e Papel e XI CIADICYP 2021!